terça-feira, 17 de agosto de 2010

Brasil uma lixeira para o mundo

Prestem bastante atenção na matéria abaixo, ela foi publicada nos principais jornais do país e vejam a que ponto nós chegamos; em minha opinião é o cúmulo do absurdo que isso continue a acontecer nos dias de hoje:
Uma carga de 22 toneladas de lixo saiu de forma irregular do Porto de Hamburgo, na Alemanha, para o Brasil, segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). De acordo com o órgão, o que deveria ser aparas de polímeros de etileno, resíduos de processos industriais reutilizados por empresas de reciclagem, eram na verdade lixo doméstico urbano.
A carga de detritos foi interceptada pela Receita Federal no Porto de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. Ao vistoriar o material, os fiscais do IBAMA encontraram embalagens de produtos de limpeza, fraldas descartáveis e outros resíduos de materiais contaminados.
A transportadora Hanjin Shipping foi multada pelo IBAMA em R$ 1,5 milhão e notificada a devolver o lixo para a Alemanha em dez dias, contados a partir do recebimento do ofício emitido no último dia 13. O não cumprimento do prazo estabelecido implicará em nova multa e o infrator será considerado reincidente. A empresa chinesa responsável pela exportação do lixo desde Hamburgo informou que o material seria proveniente da República Tcheca.
A empresa importadora Recoplast Recuperação e Comércio de Plástico, com sede em Esteio/RS, recebeu multa de R$ 400 mil “por importar resíduos sólidos domiciliares de origem estrangeira, produtos perigosos à saúde pública e ao meio ambiente, em desacordo com a legislação vigente”.
O presidente do IBAMA, Abelardo Bayma, declarou “que o não cumprimento dos acordos internacionais é uma afronta aos países signatários e, nesse caso, um desrespeito ao Brasil e a sociedade brasileira no sentido de manter um meio ambiente íntegro para o bem comum”.
Em 2009 cerca de 1400 toneladas de lixo provenientes da Inglaterra foram interceptadas nos portos de Santos/SP, de Rio Grande/RS e no porto seco em Caxias do Sul/RS. O governo brasileiro exigiu o retorno imediato dos detritos para o país de origem e o Ministério das Relações Exteriores apresentou denúncia contra o Reino Unido no secretariado da Convenção de Basiléia.
Como podemos perceber não é a primeira nem a segunda vez que isso acontece, ou seja, isso já vem acontecendo já há bastante tempo e ninguém toma nenhuma providência, em algumas vezes as cargas foram descobertas mais quantas cargas de “lixo”, isso mesmo “lixo” já entraram no nosso país sem que as autoridades tomassem conhecimento? Não adianta só multar não tem é que meter esses pilantras na cadeia, por que em diversas partes do Brasil se um pescador ou caçador estiver exercendo a sua função na época do defeso, ele é preso e enquadrado como crime ambiental e na maioria das vezes não lhe é permitido o pagamento de fiança, agora por que esses criminosos são apenas multados? Quanto eles já ganharam importando “lixo” e contaminando o nosso solo? Eles já lucraram tanto que não estão nem aí para as multas. Espero que um dia eu possa ver esses pilantras atrás das grades e essas empresas de fachada com as portas lacradas para sempre.
Até a próxima oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário