domingo, 5 de abril de 2015

Por favor, leiam e divulguem, este texto retirado do jornal, O Estado de S. Paulo em 1999.


" O novo Código de Trânsito, de 1998, alterou a categoria exigida para quem conduz estes veículos. Hoje, dirigir um trailer exige habilitação na categoria E, a mesma dos motoristas das enormes carretas. Conduzir um motor home, por sua vez, exige carteira de habilitação na categoria D, a mesma dos motoristas profissionais. 

Baseada na legislação norte-americana, nossa lei tropeçou na interpretação. Nos EUA, quem dirige trailers e motorhomes não tem habilitação especial, porém a palavra "trailer" para os americanos se refere à carreta de transporte de carga, com 20 ou 30 metros de comprimento. Este nosso trailer, engatado e rebocado por automóvel de passeio, é chamado por lá de "travel trailer".

Confundidos na tradução, os legisladores passaram a exigir dos motoristas brasileiros de trailers e motorhomes habilitações relativas a condutores profissionais. Enquanto a limitação persiste, o comércio remedia como pode. Empresas têm colocado à disposição de quem deseja alugar um trailer, motoristas habilitados que levam o equipamento para onde for necessário. Isto porém encarece o custo da locação. "

Gente o pessoal que fez este "equívoco" são os "especialistas" do GOVERNO, teoricamente estudam para isto, recebem salários pagos por nós para isto !
Será que é por estas e outras que em alguns países hermanos somos chamados de macaquitos, mas o pior, é que parece que é burro tentando dar uma de macaco.

O resultado !
O resultado foram que várias fábricas não suportaram a queda nas vendas e fecharam. Perdeu-se uma tradição de décadas.
Com esta simples frase no papel, o governo fez virar pó 800 empregos diretos, e incontáveis indiretos.
O campismo nacional definhou depois disto.
Nosso Brasil exportava trailers para toda América Latina, basta ver a quantidade de trailers mais antigos que são das extintas fábricas brasileiras, nos campings destes países.

Imagine uma família brasileira que quer comprar um trailer, com toda dificuldade e indecisão compro-não-compro.
E aí ficam sabendo que para rebocar um trailer, precisam da tal carteira E.
Que da carteira B, que é a predominante, até a E, vai um ano para conseguir tirar, porque antes tem que tirar a D,que não serve, e esperar uma carência para finalmente tirar a E.

O Brasil é o único pais do mundo que exige a categoria de CNH máxima para rebocar um leve e pequeno trailer !!!!!!

Sobre este texto acima: Esta lei foi finalmente derrubada em 07/2011, e este texto retrata nossa indi guinação na época, mas deixamos o texto aqui, até para lembrar que:Os efeitos desta lei duram até hoje e irão ainda refletir por muitos anos, as maiores fábricas de trailers e motorhomes que este país já teve fecharam, e quanto tempo vai demorar para o mercado se recompor ? 

Na sala de aula de uma escola.

A professora pergunta....Aonde aconteceram as batalhas, que são consideradas as mais importantes para saída dos holandeses do Brasil ?
O aluno responde - Foi nos montes Guararapes em Pernambuco, professora, eu já estive lá.

Professora .... O homem conhecido popularmente como Tiradentes, foi o principal líder de qual evento em nossa história ?
Aluno - Inconfidência Mineira, professora. Inclusive meu pai ficou muito emocionado quando levou nossa família em Ouro Preto e vimos vários lugares relacionado a este movimento.

Professora .... Alguém conhece alguma influência trazida pelos imigrantes europeus ?
Aluno - Professora, uma das mais visíveis, é o tanto de construções com madeira que a gente vê, quando viaja para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Professora para o aluno.... Você deve sonhar acordado, não tente me dizer que você realmente conhece todos estes lugares em nosso país ! 
Aluno - Professora eu juro que conheço. E que meu pai logo que foi possível, comprou um trailers usado, que custa bem menos que um carro popular, e assim pudemos conhecer grande parte do nosso Brasil.


É a pura verdade.
Meu filho, por diversas vezes, esteve em apuros, com os outros brasileiros não acreditando que ele conhecia tanto do nosso Brasil.
Estes veículos maravilhosos, trailers e motorcasas, que tanto motivam a união familiar, facilitam as atividades culturais e a integração do nosso país.


Enquanto isto nos países desenvolvidos:

As autoridades criam incentivos para estes veículos, sabe porque ?

-É uma atividade que une as famílias, já que quase todo o resto, da nossa sociedade de consumo, desune.

-Impacto ambiental menor, vamos comparar:

Vejam, mil (1000) famílias compram ou constroem casa de campo/praia.
Área ocupada por lote/casa média mínima de 400 metros quadrados(por baixo),por unidade. Ou seja, área natural que deixa de existir.
Para esta larga extensão, rede de esgoto, vias de acesso, redes de energia....
Problemas e despesas, com infra-estrutura, em segurança pública, com todas estas casas desocupadas a maior parte do ano.


Vejam agora mil (trailers ou mortorcasas). área média ocupada no camping por unidade, 80 metros quadrados. E ainda, entre 100 e 200 áreas, recebem os mil veículos, porque não irão estar lá todos ao mesmo tempo.
Ou seja, a área natural que deixa de existir é somente uma ínfima fração da ocupada pelas construções.
A infra-estrutura além de muito menor, e em boa parte feita pela iniciativa privada.

E ainda.....
Uma pessoa em uma casa gasta entre 150 e 400 litros de água dia.
Em um trailer, de 20 a 30 litros dia.
Uma descarga de vaso sanitário, em uma casa gasta de 8 até 18 litros, cada.
Em um trailer menos de 1 litro, cada !
Sobrecarga elétrica na região, a maioria dos trailers não usam chuveiros elétricos, mas a Gás.



Vejam no que dá a falta de conhecimento:

Em Santa Catarina, na região de Porto Belo, Bombas e Bombinhas, onde o problema do que fazer com o esgoto no período do turismo, é sério.Existem placas avisando que trailers não podem descarregar esgotos.
E já se observa uma certa má vontade da prefeitura com estes turistas, que gastam dinheiro em, lojas, restaurantes e diversão como qualquer outro.
Turista de trailer não gasta muito menos, na região, que o turista tradicional.
O que gastamos à menos com diárias, compensamos visitando com mais frequência, e gastos com lembranças , lanches, restaurantes, etc são os mesmos.
Se eles soubessem que um turista tradicional sobrecarrega muitas de vezes mais o sistema de esgoto, energia, e de toda infra-estrutura do que um turista em um trailer !!!


Enquanto isto, nos países desenvolvidos, as administrações públicas coordenam atividades de incentivo para este tipo de turismo, como exemplo, estas propagandas veiculadas em revistas. 

   

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